quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CURSO SOBRE NATURISMO

Se eu fosse chamado para dar um curso sobre naturismo eu prepararia um programa para uma semana da seguinte forma:

2ª FEIRA – PRIMEIRA LIÇÃO
- LIMPE SUA MENTE

Quando limpamos nossa mente estamos, na realidade, fazendo uma faxina, jogando fora algumas crenças que já não nos servem mais, abrimos espaços para coisas novas, renovamos e evoluímos como seres humanos e não ficamos presos a determinados lixos mentais.
Muitos de nós criamos apegos a coisas materiais e mentais, determinamos valor sentimental em objetos, roupas, carros etc., e ficamos também presos em conceitos sociais que não nos deixam evoluir e de nos tornarmos melhores do que somos, ficamos estagnados e a nossa natureza não flui para existir a sensibilidade de olhar o mundo em nossa volta com mais naturalidade. Ficamos impregnados de valores externos que afetam nossos relacionamentos familiares e sociais. Conclusão, não pensamos por nós mesmos e sim no que os outros irão pensar, restringimos nossa liberdade e perdemos o contato com os benefícios que a natureza pode nos proporcionar.
Podemos limpar nossas mentes desses lixos abrindo espaços para algo que nos proporcione ser mais natural.

3ª FEIRA – SEGUNDA LIÇÃO
- CONTINUE LIMPANDO

Após remoção do lixo, podemos limpar os objetos que ficaram, cuidando, lustrando e colocando nos lugares que achamos que fiquem melhores. O melhor do que ficou em nós normalmente se traduz na condição de sermos autênticos e nos acharmos mais bonitos, temos que gostar e amar a nós mesmos para que tenhamos condições de amar também outros seres, temos que estar de bem com a gente mesmo para que estejamos de bem com todos do nosso convívio, é preciso se aceitar não aceitando imposições de preconceitos ditados pelo social e dos padrões de beleza externa, é necessário que a mente esteja limpa para que o nosso olhar esteja sendo dirigido ao nosso mais íntimo ser.
Quando isso acontecer terei os melhores amigos, porque normalmente os amigos são aqueles que estão em sintonia com a gente. Poderei ainda ser solidário com aqueles que ainda não descobriram que os reais valores estão dentro de nós não dando tanta importância as aparências. Teremos condições de despojarmos de nossas roupas porque nosso olhar estará além, muito além do que sou externamente, é o merecimento de ficar sem roupas pelo desprendimento do corpo e mente.

4ª FEIRA – TERCEIRA LIÇÃO
- MANTENHA LIMPO

Queremos manter limpo o ambiente em que foi realizada a faxina, o pensamento nos conduzirá para atitudes mais puras.
“Para os puros todas as coisas são puras (Tito 1;15)”.
Não será permitido que tenhamos ações que prejudiquem outras pessoas, até mesmo nossas palavras serão melhores dirigidas em benefício de alguém, estaremos mais dispostos a ajudar e ter mais humildade para reconhecer as dificuldades de muitas pessoas em realizar a faxina mental porque o rompimento com os falsos valores requer mudança de hábitos adquiridos ao longo do tempo.
É reconhecer que a importância da vida não é, em última análise, a sexualidade de cada um de nós e que em nossas diferenças é que encontramos a perfeição da natureza, é saber que o mais importante é a vida.
Quando estamos mantendo limpo nosso ambiente mental os pensamentos maliciosos, pornográficos e desrespeitosos não encontram espaços porque este tipo de pensamento não gosta de limpeza, e a nossa conduta sobre as demais coisas também mudam, passamos a pensar sobre a palavra respeito. Respeito ao compromisso assumido, respeito com o horário marcado, respeito com os nossos filhos e companheira (o), respeito com o dinheiro, respeito com as nossas diferenças pessoais, respeito com a natureza e animais, etc.

5ª FEIRA – QUARTA LIÇÃO
- LIMPE MAIS

Passamos admirar a limpeza porque também nos conduz à organização e desenvolvimento pessoal, até o dinheiro se torna mais freqüente. Só fui entender este lado quando li o livro “O Espírito do Dinheiro” de Júlio Sampaio de Andrade. Foi quando compreendi que o conhecimento que obtive nos cursos de finanças foi importante para aprender como podemos controlar, dirigir, analisar investimentos e outros instrumentos financeiros, mas será um furo no barco se não houver o respeito. Muitas empresas pagam religiosamente em dia seus compromissos e mais pessoas ficam interessadas em lhes ofertarem oportunidades e melhores condições de compra. Por este motivo tem um ditado que diz “dinheiro chama dinheiro”, mas o que realmente está por traz disso eu chamo de RESPEITO.
Quanto mais limpamos nossa mente mais se tem a preocupação com o respeito por outras pessoas e mais coisas positivas surgem em nossas vidas, é um constante dar e receber, quanto mais doamos mais recebemos e não é assim que funciona a natureza de todas as outras coisas?
Quando o homem se distanciou da sua natureza achando que poderia agredir e explorar o solo indiscriminadamente provocou em seus corpos doenças causadas pela poluição, desmatamento e pelo estresse dos desejos de possuir riquezas quando a maior riqueza estava e ainda está dentro de si mesmo, mas que é difícil encontrar no tumulto e na desorganização.
Dispostos a ter uma maior aproximação junto à sua natureza perdida pelos falsos valores sociais, os naturistas encontram, através da nudez, um modo de dizer ao mundo que nós somos também parte da natureza que estamos destruindo por não considerar que temos, antes de tudo, de limpar nossas mentes.

6ª FEIRA – QUINTA LIÇÃO
- HORA DE RECEBER O DIPLOMA

Tornamos-nos especialistas em faxina, chegou à hora de ser remunerado pelo trabalho executado durante a semana. De tanto limpar ficamos transparentes, esta transparência nos dará condições de que não será preciso nos esconder atrás de máscaras e das nossas imperfeições porque será reconhecido que todas as pessoas são igualmente imperfeitas e neste caso não há porque envergonhar do corpo e sim dos pensamentos. Não será também preciso sofrer por uma beleza inatingível, lógico temos que nos cuidar, faz parte da faxina, mas não pode se tornar uma paranóia. O resultado disso é que passamos a sentir melhor com a gente mesmo e a ter mais paz.
O Professor Ricardo Sasaki em aula no curso “A Preciosidade da Vida” nos diz: “Poucos encontram a paz interior. Mas não porque eles tentam e falham, mas porque eles não tentam.”
Então, Naturistas são uma minoria, assim também são os defensores dos animais que tentam conscientizar a necessidade da paz interior para que se possa viver em harmonia com a natureza. Confirmando aqui a tradução de Laurindo Correia de H.T Willets – Farrar, Strauss & Giroux, NY 1981 pag 190: “A Paz constitui outro valor essencial para o Naturista. Ela começa afinal dentro de si e reflete-se em todos os seus atos, quer no seu relacionamento humano, quer com a Natureza. A harmonia que sente física e psiquicamente molda a sua atitude, tornando-o num ser profundamente pacífico.”
Novamente o Professor Ricardo faz uma citação de uma Peregrina da Paz dizendo: “NUNCA SUBESTIME UM GRUPO LIGEIRAMENTE UNIDO, TRABALHANDO PARA UMA BOA CAUSA. TODOS NÓS QUE TRABALHAMOS PELA PAZ JUNTOS, TODOS NÓS QUE ORAMOS PELA PAZ JUNTOS SOMOS UMA PEQUENA MINORIA MAS COM UMA PODEROSA COMPANHEIRAGEM ESPIRITUAL, NOSSO PODER ESTÁ PARA ALÉM DE NOSSO NÚMERO”.
Evandro Telles
14/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário