sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Abra a cam para praticarmos naturismo ....



A interconexão de computadores gerou possibilidades jamais pensadas no contexto das telecomunicações. Potencialmente, a internet permitiu a qualquer usuário conhecer tudo e interagir com todos, por exemplo através de ambientes coletivos reúnem inúmeros usuários independentemente da localidade.

As interações no campo virtual possibilitaram assim a ampliação dos contatos que dificilmente seriam travados no mundo físico. Surgem assim novas redes sociais, que passam a coexistir com as "comunidades espaciais" estabelecidas previamente.

Acredito na necessidade de pensar esse conceito, que no meio naturista pode ser ser facilmente compreendido a partir dos perfis construídos pelos usuários dos sites de relacionamentos, como o Orkut, o NuBrasil e os Grupos do Yahoo, devido a novas possibilidades que eles suscitam.

O mundo virtual, as interações entre naturistas podem ser uma forma de aproximação, de conhecimento, de novas amizades, no entanto pode também ser um refúgio para pessoas que procuram no anonimato a possibilidade de fantasiar e até mesmo simular um relacionamento que eles não conseguem desenvolver na vida real.

Abra a cam para praticamos o naturismo ... você tem fotos nú(a) .... meu filho anda nú em casa junto comigo ... estou pelado ... essas (bem leves) e muitas outras frases são ouvidas inúmeras vezes e assim, temos que refletir sobre o que realmente é o naturismo. Abrir uma cam e conversar nú(a) torna a interação realmente naturista?

O naturista é alguém que se despe, antes de tudo, por dentro. A grande diferença está no que não se vê. Esse é fator distintivo: ele se despe dos preconceitos o do falso moralismo que são tão comuns nas estruturas sociais tradicionais . Ele se despe de limites sociais e se estutura sobre valores morais, este sim, que devem ser as verdadeiras condicionantes dos seres humanos.

Num meio naturista, não existe um limite físico com o outro. Não existe nenhum pedaço de pano impedindo-lhes o acesso visual o tátil às outras pessoas. O limite não esá visível aos olhos: está na postura e no caráter das pessoas.

O ato de tirar a roupa, para o naturista, é a última etapa do processo que começou muito antes, dento de si mesmo, e que mudou a sua forma de ver o mundo. Antes da roupa se despiu dos falsos pudores, dos tabus do sexo visual, dos conceitos deturpados sobre o corpo. Muito antes das roupas ele já se despiu da vergonha do seu próprio corpo.

Para o naturista, tirar ou não a roupa não passa de um simples detalhe. A verdadeira baalha já venceu dento de si. A nudez é uma expressão, o Naturismo é muito mais que ficar nú entre pessoas: é uma filosofia de vida.

Não é ser contra as possibilidades que a internet traz, mas sim refletir sobre o que realmente representa o naturismo, não apenas no mundo real, mas no mundo virtual (que a cada dia tornam-se mais dificeis de serem separados), e esperar que as pessoas caso ao lerem essa postagem se vejam como uma dessas pessoas que ainda não compreenderam o naturismo, pensem, e modifiquem suas atitudes, quem sabe, tornando-se um dia, verdadeiros naturistas.

Texto elaborado a partir de reflexões pessoais e as seguintes referências:
BODSTEIN, L. R. Revista Naturis, N.6, V.7, Outubro de 1996.

BRITO D´ANDRÉIA, C. F. et. al. As ferramentas da internet e interação social: usos e apropriações por jovens de uma faculdade particular brasileira. Disponível em http://www.cibersociedad.net/congres2006/gts/comunicacio.php?id=611&llengua=en.

Nenhum comentário:

Postar um comentário