sábado, 5 de dezembro de 2009

O Tronco do Ipê

Dia desses, postei uma notícia sobre um tronco de Ipê que foi transformado em poste e brotou. Também comentei brevemente sobre os milagres que tenho testemunhado no terreno que compramos em Campo Magro. Pois bem, hoje quero falar em particular de um tronco milagroso em meu próprio terreno.

Uma das necessidades urgentes com toda a chuva que tem ocorrido aqui no Sul foi fazer um muro de contenção num barrando ao lado da casa, o qual estamos fazendo com pneus  cheios de terra, e depois plantando algumas flores e arbustos, sobretudo os 'raizentos'.

Pois bem, em um ponto onde estávamos tirando a terra, mais precisamente onde anteriormente foi despejado um caminhão de brita para a construção da casa; encontramos um tronco de uma árvore enterrada, provavelmente há muitos anos, pois ela está numa parte do terreno em que só havia vassorinhas e capim rasteiro, exatamente porque a mata nativa havia sido derrubada há tempos e, depois, a Sanepar entrou com maquinário e um monte de coisas para realizar o projeto de canalização do esgoto.

Tiramos mais alguns carrinhos de terra de volta deste tronco, deixando-o para fora da terra uns 30 Cm mais ou menos. A idéia era plantar alguma orquídea ali, para aproveitar o tronco "morto". Uma semana depois, o inacreditável aconteceu: eu vi folhinhas brotando!

Primeiramente, pensei que fosse algum matinho que havia se agarrado ao tronco, mas então olhei mais de perto, e vi que se tratavam de brotos de folhas saindo do próprio tronco! Ele está vivo!!!! Dormiu sob a terra sabe-se lá por quanto tempo e, tão logo o sol lhe tocou, ele despertou do seu sono.
Elas estão crescendo a cada dia, e agora tenho certeza de que se trata de um Ipê!

Fiz um canteiro à volta dele, coloquei terra preta e, todos os dias observo o crescimento desse milagre. Daqui a alguns anos, ele vai ser uma árvore bela e frondosa, e dará sombra para nossa casa. E se coroará de flores a cada primavera...
E eu me sinto grata a Deus, por ter nos dado esse terreno. Esse, que vai dar tanto trabalho para recuperarmos, e que, ao mesmo tempo, todos os dias nos faz testemunhas dessa força!

Eis uma foto de nosso amigão:





Nenhum comentário:

Postar um comentário